Publicações

COLEÇÃO DE DADOS E CARTOGRAFIAS PRODUZIDOS PELO PROJETO LAGOA DO JACARÉ

No decorrer do projeto estão sendo desenvolvidos diversos materiais, mapas, e dados tabulados, que estão disponibilizados pelo link abaixo.

MAPEAMENTO VEGETAL DA LAGOA DO JACARÉ

Em Janeiro de 2023 a Equipe Técnica da Floramap, ealizou trabalhos de campo para levantamento e mapeamento da vegetação na Lagoa do Jacaré e seu entorno, seu diagnóstico está disponível no link abaixo.

ANÁLISE COMPARATIVA DE EQUAÇÕES IDF E INVESTIGAÇÃO DE COEFICIENTES DE DESAGREGAÇÃO DE CHUVA NA REGIÃO METROPOLITANA DE CUIABÁ, MT


Graduando em Engenharia Sanitária e Ambiental: Mateus Domingos
Orientador: Prof. Dr. Rafael Pedrollo de Paes
Coorientador: Prof. Me. Walter Correa Carvalho Junior
Resumo: O estudo hidrológico é fundamental para compreender a distribuição e comportamento da chuva em uma região específica. O estudo comparativo das equações de Intensidade-Duração-Frequência (IDF) e a investigação dos coeficientes de desagregação de chuva na Região Metropolitana de Cuiabá, MT, foram conduzidos com o objetivo de obter coeficientes locais específicos, validar resultados, desenvolver equações IDF e comparar intensidades calculadas. Utilizando programação VBA e o software SEAF, foram processados dados pluviométricos – da Estação Aeroporto de Várzea Grande - e pluviográficos – da Estação Mestre Bombled (Cuiabá) - e estimadas duas equações IDF – da primeira estação, com coeficientes de desagregação da CETESB. Foram obtidos também, coeficientes de desagregação próprios, a partir de dados históricos do pluviógrafo da segunda estação. Resultados revelam que o uso dos coeficientes da CETESB fornece concordância razoável de intensidade de chuva para eventos de longa duração, mas diferenças expressivas em eventos de curta duração (de 5 a 30 minutos, principalmente), indicando a influência de fatores geográficos e climáticos. Os coeficientes de desagregação obtidos são similares com outras regiões de Mato Grosso. Tal disparidade para eventos de curta duração destacam a complexidade dos padrões de precipitação na região, influenciados principalmente pela topografia. Palavras-chave: estudo hidrológico, análise estatística, chuvas intensas, programação VBA.

CARACTERIZAÇÃO FÍSICA DO SOLO COM INTUITO DE REAPROVEITAMENTO DO MATERIAL DE DESASSOREAMENTO DA LAGOA DO JACARÉ


Graduanda em Engenharia Civil: Fernanda Zanotto Teixeira
Orientador: Prof. Dr. Rafael Pedrollo de Paes
Coorientador: Prof. Me. Glauco Fabrício Bianchini
Resumo: O assoreamento de corpos d'água é um fenômeno causado pela sedimentação de materiais transportados pelos afluentes, reduzindo sua capacidade de armazenamento. Influenciado pela topografia, tipos de solos e intensidade de precipitações, é agravado por atividades humanas, como urbanização descontrolada e ocupação inadequada do solo. O desassoreamento é uma medida de gestão, mas o descarte dos sedimentos pode ser problemático. O reaproveitamento desses materiais é uma alternativa que vem sendo aplicada, podendo ser utilizados em construção civil. Portanto, a classificação dos solos é essencial para avaliar o potencial de reutilização dos sedimentos. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo avaliar o solo da Lagoa do Jacaré, Várzea Grande, Mato Grosso, por meio de suas propriedades físicas e mecânicas. Para a classificação, foram analisados o solo de 9 pontos amostrais e os ensaios realizados corresponderam a teor de umidade, densidade real, limite de liquidez e plasticidade, granulometria e compactação. A partir dos resultados obtidos nos ensaios a classificação foi feita utilizando o sistema AASTHO, constatando que o solo das amostras tem granulação grossa que contêm 35% ou menos de material passando na peneira com abertura de 0,075 mm e não apresentam elevado percentual de silte ou argila. Por fim, os solos são materiais inertes, sem a presença de argilominerais e, portanto, adequados para seu reaproveitamento. Palavras-chave: Desassoreamento. Classificação do solo. Reaproveitamento do solo.

DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DE UMA MICROBACIA URBANA COMO DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DE UMA MICROBACIA URBANA COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Dissertação apresentada e aprovada pelo programa de Pós Graduação em Recursos Hídricos, da UFMT, e vinculada ao projeto Lagoa do jacaré (Noelma Cristina Freitas, 2023).

OCUPAÇÃO URBANA IRREGULAR E SUAS INFLUÊNCIAS NOS HIDROSSEDIMENTOS – MICROBACIA DO CÓRREGO JACARÉ, VÁRZEA GRANDE - MT

Artigo submetido ao 4° Congresso Internacional de Hidrossedimentologia (Mateus Domingos, Gabriella Nunes Mota, Rafael Pedrollo de Paes, Walter Corrêa Carvalho Junior, 2023).

ESTUDO AEROFOTOGRAMÉTRICO DA LAGOA DO JACARÉ

Mapas de Acesso, Trajetória, e Aerofotogrametria (PB Hidrometria, 2023).

CARACTERIZAÇÃO DA BACIA E ESTIMATIVA DA CAPACIDADE DE ARMAZENAMENTO DA LAGOA DO JACARÉ NO MUNICÍPIO DE VÁRZEA GRANDE-MT

Ao longo dos anos vem aumentando significativamente a ocorrência de desastres naturais, como enchentes, alagamentos e inundações, nas áreas urbanas. Eles ocorrem devido a combinação de fatores como, intensas precipitações pluviométricas, falhas no planejamento urbano, impermeabilização do solo e degradação ambiental. O aumento da urbanização e a ocupação desordenada das áreas urbanas têm contribuído para a amplificação desses riscos. Mediante a isso, o presente estudo tem como objetivo caracterizar fisiograficamente a bacia e identificar a capacidade volumétrica de armazenamento da lagoa do jacaré, localizada em uma região urbana do município de Várzea Grande no Estado de Mato Grosso. O estudo foi dividido em três etapas, a primeira etapa consiste na caracterização e delimitação da microbacia por meio de um modelo digital de terreno. A segunda etapa envolve a interpolação dos dados de topobatimetria coletados em campo, utilizando técnicas de geoestatística, com a finalidade de obter uma representação mais precisa do fundo da lagoa. Na terceira e última etapa, são calculadas áreas e os volumes para cada curva de nível. A caracterização fisiográfica e identificação da capacidade de armazenamento da lagoa permitem a análise mais detalhada da ocorrência de enchentes e o gerenciamento adequado do espaço urbano. Conhecendo a topografia do fundo da lagoa permite identificar se existe algum tipo de assoreamento que possa comprometer sua capacidade real de amortecimento e tomar medidas para mitigação (Luiz Fernando Avanci, 2023).

DIMENSIONAMENTO DE ESTAÇÃO ELEVATÓRIA DE ESGOTO NA BACIA HIDROGRÁFICA DA LAGOA DO JACARÉ NO MUNICÍPIO DE VÁRZEA GRANDE - MT

No contexto atual, o saneamento básico é o principal pilar para preservar os recursos hídricos, em decorrência do crescimento populacional e seu adensamento. Em relação à geração de esgotos domésticos, esses efluentes, devem ser coletados, transportados, tratados e adequadamente destinados. Considerando esse cenário, este trabalho apresenta como o objetivo principal o dimensionamento de uma Estação Elevatória de Esgoto localizada na bacia da Lagoa do Jacaré, no município de Várzea Grande. A metodologia utilizada oferece a descrição da área do projeto, estratégias para definição dos locais da Estação Elevatória de Esgotos (EEE) e a Linha de Recalque da Elevatória (LRE), além do memorial de cálculo do dimensionamento hidráulico do sistema de esgotamento da EEE. A partir do resultado do estudo, foi realizado o projeto executivo da EEE, considerando sua funcionalidade, dimensões e materiais necessários para a execução do projeto. O trabalho teve êxito de realizar o dimensionamento da Estação Elevatória de Esgoto, calculando e projetando o tratamento preliminar, poço de sucção e poço do barrilete (Natália Grabriely Amorim Costa, 2023).

Sub projeto Diagnóstico Ambiental: batimetria da Lagoa do Jacaré.

Mapa da batimetria da Lagoa do Jacaré, cujas medições em campo foram realizadas em maio de 2021. Responsável: Prof. Ibraim Fantin-Cruz

Sub Projeto Diagnóstico Ambiental - Posters

Estes posters são um resumo dos resultados do Diagnóstico Ambiental da micro bacia do córrego Jacaré, realizado por alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos da UFMT. Foram apresentados no evento do Projeto, realizado em 19/11/2021.

Sub Projeto Formação de Professores - Posters

Estes posters são propostas de projetos de Educação Ambiental, que foram elaboradas pelos professores das escolas públicas da região da Lagoa do Jacaré, que participaram do curso de Formação em Educação Ambiental (Sub Projeto Formação de Professores). Estes posters foram apresentados no evento do Projeto, realizado em 19/11/2021. Alguns desses projetos de Educação Ambiental já estão sendo desenvolvidos nas escolas, como parte do Sub Projeto Educação Ambiental nas Escolas.

Sub Projeto Diagnóstico Ambiental: estudo de vetores de doenças

Sub Projeto Diagnóstico Ambiental: Relatorio Preliminar da Fauna 2023