Início » Reunião define ações e responsáveis pelos projetos de recuperação da Lagoa do Jacaré

Reunião define ações e responsáveis pelos projetos de recuperação da Lagoa do Jacaré

No dia 29 de junho de 2022, estiveram reunidos na sede do Ministério Público de Várzea Grande, representantes das instituições que participam do Projeto Lagoa do Jacaré: UFMT (coordenação geral), Prefeitura de Várzea Grande (Secretário de Meio Ambiente, Presidente do DAE e técnicos), Secretaria de Educação do Estado (representando as escolas da região), Univag e uma representante da comunidade, bem como a Promotora de Várzea Grande, que agendou e conduziu o encontro. 

Nesta reunião, foram apresentados os projetos de engenharia necessários para que as obras de recuperação da Lagoa possam ser realizadas. Os projetos serão elaborados por alunos de graduação e de pós-graduação da UFMT (mestrado em Recursos Hídricos), a partir do 2º semestre de 2022, com o orientação e supervisão de professores e engenheiros e com recursos do Banco de Projetos do Ministério Público. Serão três tipos de projetos: 1) desassoreamento, visando a retirada de lixo, entulho e sedimento para aprofundamento da lagoa; 2) esgoto, visando a retirada do esgoto doméstico que hoje está sendo lançado na lagoa, que deverá ser desviado para uma estação de tratamento; 3) drenagem, com desvio de parte ou de toda a água da chuva que entra na lagoa pela rede pluvial ou por outros meios.

É importante destacar que será feito ainda um detalhado estudo sobre a topografia de toda a área de captação de água e esgoto que entra na lagoa, que será de responsabilidade da Prefeitura.

Estes projetos de engenharia, que serão elaborados num período de cerca de 10 meses, serão entregues à Prefeitura, ao Ministério Público, à comunidade e à Univag. Caberá à essa universidade a próxima etapa de recuperação da lagoa, que se refere à elaboração do projeto de intervenção urbanística para a construção de um Parque Ecológico. Todas essas etapas contarão com a participação da comunidade, por meio de reuniões e ações conjuntas. 

Posteriormente, com todos os projetos de engenharia e urbanístico elaborados, deverão ser buscados recursos para a execução das obras e, assim, alcançar os objetivos tão esperados deste projeto: 

  • a melhoria das condições de saneamento
  • a despoluição e recuperação da Lagoa do Jacaré 
  • a proteção da fauna e da flora do local 
  • a retenção de água da chuva, para prevenir inundações e transtornos com alagamentos
  • a construção de um Parque Ecológico, para proporcionar à população um ambiente saudável e um espaço de lazer e confraternização.