Início » Professora de escola pública realiza um diagnóstico ambiental da microbacia do córrego Água Limpa com a participação de alunos

Professora de escola pública realiza um diagnóstico ambiental da microbacia do córrego Água Limpa com a participação de alunos

A professora Noelma Cristina Santos Freitas, da Escola Estadual Porfíria Paula de Campos, de Várzea Grande, realizou um diagnóstico ambiental na microbacia do córrego Água Limpa, também localizada nessa cidade. Esse estudo, que fez parte de sua dissertação de mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos da UFMT e está vinculado ao Projeto Lagoa do Jacaré, objetivou propiciar aos alunos do 9º ano do ensino fundamental um conhecimento integrado dos aspectos sociais e ambientais da microbacia, possibilitando uma reflexão sobre as causas e consequências dos problemas, que fazem parte da realidade dos alunos e, apontando alternativas de solução.

Este estudo foi desenvolvido com o método VERAH (Vegetação – V, Erosão – E, Resíduos – R, Água – A e Habitação – H), de pesquisa-ação e interdisciplinar, que é uma ferramenta para a realização de um diagnóstico ambiental, no caso realizado microbacia do córrego Água Limpa, contribuinte do rio Cuiabá.

Foram realizadas vivências de campo na microbacia, em maio e setembro/22. Os resultados alcançados indicam que o método adotado permitiu a investigação do grau de degradação do córrego, suas causas e consequências e, serviu como caminho para educação ambiental, permitindo a vinculação com os conteúdos escolares e com a realidade dos alunos. Além disso, os resultados do diagnóstico ambiental podem subsidiar ações e políticas públicas de proteção e recuperação ambiental da microbacia.

O trabalho na íntegra pode ser acessado no arquivo abaixo e na aba PUBLICAÇÕES.

 

Localização da microbacia do Córrego Água Limpa em Várzea Grande

 

Realização de trabalho de campo no córrego Água Limpa, com a participação dos alunos

 

Nascente do córrego Água Limpa próximo ao Ginásio Fiotão, no centro de Várzea Grande.