Início » Primeiro encontro da equipe de engenharia marca o início dos trabalhos

Primeiro encontro da equipe de engenharia marca o início dos trabalhos

A equipe que irá desenvolver os projetos de engenharia para restauração da Lagoa do Jacaré se reuniu na UFMT no dia 14 de setembro. Foi a primeira reunião para alinhamento das atividades que serão desenvolvidas até agosto de 2023, para a equipe se conhecer e conhecer o projeto como um todo. Os projetos de engenharia fazem parte, originalmente, do sub projeto Intervenção Urbana (ver aba sub projetos), que atualmente é parte de um novo projeto de extensão universitária (ver aba Conheça o Projeto).


Para o desenvolvimento dos projetos de engenharia, a universidade, por meio do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, disponibilizou uma sala exclusiva para o Projeto Lagoa do Jacaré.
Serão elaborados basicamente três projetos de engenharia, a serem entregues para a Prefeitura de Várzea Grande e para a comunidade: desassoreamento da lagoa, esgotamento sanitário e drenagem urbana. Além disso, será realizado um levantamento da fauna e da flora para subsidiar a elaboração de uma proposta e projeto de lei para a criação de uma unidade de conservação na lagoa (área legalmente protegida).

O estudo da vegetação da lagoa será importante também para a definição das áreas que serão desassoreadas na lagoa (dragagem) e serão acompanhados pela comunidade e alunos e professores das escolas da região (sub projeto Mobilização Comunitária).


Os recursos para a elaboração destes projetos de engenharia e da proposta de unidade de conservação foram captados junto ao Banco de Projetos do Ministério Público, com o apoio da Promotoria de Várzea Grande. Serão aplicados para pagamento de bolsas para os alunos e pesquisadores, para aquisição de equipamentos de informática, para ações com a comunidade e escolas e custeio em geral.