No dia 23 de setembro de 2022, estiveram reunidos no Instituto de Biociências da Universidade Federal de Mato Grosso, na foto da direita para a esquerda, o coordenador do Projeto Intervenção Urbanística, Professor Rafael Pedrollo de Paes, os professores do IB Anna Kelly e Thadeu Sobral, as professoras das escolas estaduais Salim Nadaf e José Leite em Várzea Grande, Jéssica e Selma Nunes (essa última também vice coordenadora do Projeto Lagoa do Jacaré e coordenadora de um dos projetos da Fapemat na escola), a mestranda em ecologia Nayara Cardoso e a Professora do PPGRH/UFMT, Daniela Maimoni de Figueiredo, vice coordenadora do Projeto Lagoa do Jacaré e coordenadora do Projeto de Pesquisa Avaliação Ambiental de Córregos Urbanos (ver o detalhamento dos projetos na aba Conheça o Projeto).
O objetivo da reunião foi definir os detalhes da parceria para a elaboração de uma proposta de criação de uma Unidade de Conservação na Lagoa do Jacaré, em particular quanto ao levantamento detalhado da fauna e da flora na área da lagoa. Esses estudos, além de servirem para subsidiar essa proposta de UC, também serão adotados como ferramenta de educação ambiental e científica para os alunos das duas escolas de Várzea Grande.
Os professores do Instituto de Biociências se comprometeram a reportar ao diretor do Instituto as definições da reunião, principalmente quanto à formalização da parceria e à captação de recursos para custear o levantamento da fauna e da flora. Nesse ínterim, a mestranda Naiara Cardoso ficará responsável pelos estudos preliminares que serão feitos pelas escolas e pela articulação entre os membros do projeto e o IB, como parte das atividades de Mobilização Social do Projeto Intervenção Urbanística. A professora Anna Kelly sugeriu a criação de um herbário didático nas escolas, aplicando técnicas de herborização dos espécimes vegetais coletados na lagoa pelos alunos, cuja identificação científica teria o apoio do IB. As amostras das espécies nativas que ocorrem no local serão depositadas na coleção do Herbário Central da UFMT, devidamente identificadas e catalogadas.