Local do Projeto
Este projeto está sendo desenvolvido na micro bacia do córrego Jacaré, localizada na área urbana de Várzea Grande, região metropolitana da capital de Mato Grosso. Esta micro bacia é tributária direta do Rio Cuiabá, que por sua vez faz parte da Região Hidrográfica do Paraguai e é um dos principais rios formadores do Pantanal.
A micro bacia tem duas áreas de nascentes, uma localizada no bairro Lagoa do Jacaré, onde forma a lagoa de mesmo nome e onde está sendo desenvolvida a maior parte das atividades do Projeto, e a outra localizada na área verde do Aeroporto Marechal Rondon.
O córrego Jacaré deságua no rio Cuiabá, nas proximidades da comunidade do Engordador, drenando as terras do Aeroporto Internacional Marechal Rondon e dos bairros Lagoa do Jacaré, Cohab Cristo Rei, Cohab Oito de Março, Parque do Lago, Ipanema, Dom Diego e Engordador. Ao longo de seu percurso nestes bairros, bem como na Lagoa do Jacaré, as condições sanitárias e ambientais são precárias devido ao lançamento de esgoto, descarte de lixo, retirada da mata ciliar, habitações localizadas em áreas de risco e de preservação permanente (APPs) e construção de vias públicas no curso das drenagens. Estas condições causam a erosão das margens do córrego, com consequente assoreamento do leito, degradação da qualidade da água, mal cheiro, proliferação de vetores, enchentes urbanas, redução na produção de água, risco à saúde pública, entre outros impactos negativos.
A IMPORTÂNCIA DA LAGOA DO JACARÉ
- – Área de Preservação Permanente, protegida pela Lei nº 12.651, pois existem várias nascentes no local que formam o córrego Jacaré
- – Área verde que reduz o calor no entorno, melhorando o clima local
- – Lugar que retém água da chuva e reduz as cheias no córrego Jacaré
- – Abrigo para vários animais que vivem ou visitam a Lagoa
- – Local com grande potencial de recuperação para a construção de um parque urbano
- – Local de encontro da comunidade