Início » Evento de Saneamento Ambiental na Lagoa do Jacaré 🐊

Evento de Saneamento Ambiental na Lagoa do Jacaré 🐊

No dia 23 de março, o projeto de extensão Lagoa do Jacaré, da Universidade Federal de Mato Grosso, realizou uma atividade na comunidade na Escola Municipal Ana Rosa, situada na região do estudo do projeto, próximo ao Jardim das Mulheres. Além de relembrar e enfatizar a importância do Dia Internacional da Água (22 de março), essa iniciativa teve como propósito informar sobre o progresso dos projetos de drenagem e desassoreamento, bem como envolver a população nas próximas etapas que se seguiriam com os avanços nos estudos. Um dos principais objetivos desse encontro foi apresentar a proposta dea concepção do projeto de drenagem, com intuito de buscar a validação da população acerca dessa proposta. Em resumo, ela busca a valorização do escoamento superficial sobre o subterrâneo, e criação de espaços formais para escoamento da água pluvial para a lagoa.


Na sequência, com o intuito de reforçar a sensibilização sobre resíduos sólidos, o Professor Dr. Aldecy de Almeida Santos apresentou durante a reunião o Plano de Gestão de Resíduos Sólidos Municipal de Tangará da Serra, com foco nos Ecopontos. Paralelamente, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, representada pelo Secretário Jean Lucas Teixeira de Carvalho, esteve presente, colaborando com as discussões e explicações acerca da gestão municipal.


Além disso, o novo grupo colaborador do projeto da Lagoa do Jacaré, o grupo Épura – Planejamento e Projeto Participativo da Paisagem, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, sob a orientação da professora Doriane Azevedo também expôs sua visão de trabalho para os próximos meses. O grupo Épura é experiente com atividades de extensão pela UFMT, com atuações na área de urbanismo e planejamento urbano em muitos municípios de Mato Grosso.


Adicionalmente, a comunidade expressou suas preocupações quanto à ineficácia dos investimentos realizados nas décadas anteriores. A atividade teve fim com um passeio ao redor da lagoa do Jacaré, compartilhando a história do local com os anciãos e identificando os pontos críticos a serem observados e aprimorados ao longo do projeto.


Durante toda essa manhã, as várias frentes de trabalho do projeto da lagoa do Jacaré preparar um banner para apresentar em suas últimas informações e constatações os quais ficaram expostos ao redor da quadra e muitos participantes puderam interagir com esses trabalhos.

Atividades realizadas no encontro