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ESCOLAS ESTÃO CRIANDO UM HERBÁRIO DIDÁTICO DAS PLANTAS DA LAGOA DO JACARÉ

Nos dias 13 e 27 de Abril, alguns alunos de graduação em Ciências Biológicas e de Pós-graduação em Biologia Vegetal da Universidade Federal de Mato Grosso, divididos em dois grupos, juntamente com as professoras Ana Kelly Koch e Temilze Gomes Duarte, do Herbário UFMT, foram até as escolas Salim Nadaf e José Leite, situadas no município de Várzea Grande para apresentar o projeto de construção da lista de espécies da Lagoa do Jacaré com a criação de herbários didáticos.

Tal projeto, visa criar um herbário didático em ambas escolas, onde serão depositadas exsicatas das espécies vegetais, aquáticas e terrestres, presentes na Lagoa do Jacaré. Essas plantas serão coletadas e catalogadas a fim de se produzir um material que expresse a riqueza de espécies do local, além disso, o trabalho será feito a fim de aproximar os alunos do trabalho científico e também contribuir com a conservação do local, que já serviu de depósito de lixo e hoje se encontra em processo de restauração.

Durante a visita foi feita uma breve explicação sobre os grupos de plantas, angiospermas, gimnospermas, briófitas e pteridófitas. Também foram demostrados e explicados os passos coleta e preparação de exsicatas, bem como, para preservá-las, também sua funcionalidade e necessidade. Foi exposto aos alunos algumas exsicatas preparadas anteriormente, que estavam depositadas no herbário da UFMT. Durante a apresentação os alunos contribuíram muito com experiências cotidianas e mostraram ter bom conhecimento sobre a flora do local, sugerindo exemplos e citando espécies frutíferas e medicinais.

Ao final da apresentação, foram entregues para a escolas, caixas organizadoras contendo material de exsicatas, preparadas anteriormente, e também sementes de diversas espécies, a fim de que fossem usadas de forma didática para ensinar os conteúdos de botânica para os alunos. Nessas visitas além de apresentar as exsicatas foi realizado o reconhecimento da Lagoa do Jacaré para avaliação dos próximos passos do projeto.