Equipe da UFMT realiza estudo aerofotogramétrico na Lagoa do Jacaré
Início » Equipe da UFMT realiza estudo aerofotogramétrico na Lagoa do Jacaré

Equipe da UFMT realiza estudo aerofotogramétrico na Lagoa do Jacaré

Entre os dias 12 e 14 de julho, uma equipe da engenharia do Projeto Lagoa do Jacaré realizou estudos complementares na Lagoa do Jacaré. Foram realizados levantamentos aerofotogramétricos e refinamento da batimetria da lagoa, que são importantes para embasar os projetos de engenharia que estão sendo elaborados, principalmente o projeto de desassoreamento.

Participaram desta atividade o professor Rafael Pedrollo de Paes, coordenador geral do projeto, o técnico em hidrologia José Pedro da Rocha e a empresa PB Engenharia, que atendeu à essa demanda do projeto voluntariamente, como colaboradora e parceira do projeto.

Nesta época do ano (estiagem), há retração da área da lagoa e aumento do processo de eutrofização, devido à redução do fator de diluição com as chuvas. A eutrofização significa que há muito nutriente em forma de nitrogênio e fósforo, provindos do esgoto doméstico que é lançado na lagoa. Esses nutrientes favorecem a proliferação de micro-organismos, como algas verdes e cianobactérias, e de plantas aquáticas, como pode ser observado na foto acima.

Todas as imagens e fotos aéreas obtidas neste estudo estão disponíveis na aba Publicações.

Equipe Técnica.