Início » AULA PRÁTICA NA LAGOA DO JACARÉ

AULA PRÁTICA NA LAGOA DO JACARÉ

No Dia Mundial da Água, alunos da escola José Leite fizeram uma atividade prática na Lagoa do Jacaré

Cerca de 40 alunos, do sexto e sétimo anos do ensino fundamental da Escola Estadual José Leite de Moraes, desenvolveram uma atividade prática no dia 22 de março de 2022, tendo como objeto de estudo a Lagoa do Jacaré. 

Foram feitas observações e registros dos animais que vivem no local, das plantas aquáticas e terrestres. Além disso, foram medidos alguns parâmetros da qualidade da água em campo e feita coleta de água para análise em laboratório, com o apoio do laboratório Aquanálise, parceiro do Projeto Lagoa do Jacaré. Foram medidos em campo alguns parâmetros da qualidade da água, como oxigênio e temperatura, e feita coleta de água para observação de micro organismos aquáticos no laboratório da escola. 

Os resultados deste trabalho serão organizados e discutidos pelos alunos, que criarão uma cadeia alimentar dos seres vivos da Lagoa do Jacaré. Além das observações em campo para montar esta cadeia, os alunos também fizeram algumas entrevistas com moradores para saber quais animais eles encontram na Lagoa que não foram observados por eles na prática em campo. A comunidade do entorno da Lagoa também participou atividade dos estudos.

Esta atividade faz parte do Sub Projeto Educação Ambiental nas Escolas, que conta com a participação das Escolas José Leite e Salim Nadaf, localizadas próximas à Lagoa do Jacaré. Serviu também para marcar o Dia Mundial da Água, alertando os alunos sobre a importância da proteção e recuperação de mananciais urbanos, como é o caso da Lagoa do Jacaré, e servindo como instrumento de educação ambiental e científica. 

Este trabalho teve a orientação das professoras da Escola José Leite, Selma Nunes, vice coordenadora do Projeto Lagoa do Jacaré e doutoranda da Unemat, e Andréia Motta, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos da UFMT, e da professora do Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos da UFMT, Daniela Figueiredo, vice coordenadora do Projeto Lagoa do Jacaré. 

A atividade foi registrada e divulgada pela TV Centro América, como parte do Dia Mundial da Água.