Início » Alunos e professores da Escola José Leite realizam viagem ao Pantanal

Alunos e professores da Escola José Leite realizam viagem ao Pantanal

Nos dias 25 e 26 de outubro de 2022, 28 alunos e 6 professores da Escola Estadual José Leite realizaram uma viagem ao Pantanal, na região de Mimoso e Barão de Melgaço. A viagem foi organizada pelas professoras Selma Nunes e Andréia Motta, bem como com os gestores da escola, e contou com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso. Essa viagem é parte do projeto de extensão da UFMT, que cedeu o ônibus com o motorista, coordenado pelo Programa de Pós-graduação em Recursos Hídricos, denominado Intervenção Urbanística, que é apoiado com recursos do Ministério Público e vinculado ao Projeto Lagoa do Jacaré.


Em Santo Antônio do Leverger, onde foram recebidos pelo Corpo de Bombeiros local, eles conheceram a praia da Vereda e puderam conhecer a história do local, desde a época em que era imprópria para banho por conta da poluição. Conheceram ainda as ações de prevenção e atendimento aos afogamentos e de combate aos incêndios na bacia do rio Cuiabá, principalmente no Pantanal, e visitaram as instalações do Corpo de Bombeiros na cidade.


Em Mimoso, os alunos conhecerem o museu Rondon e a Escola Estadual Santa Claudina, localizados na margem da baía de Chacororé, local onde Rondon nasceu e viveu sua infância. No museu conheceram um pouco da história deste grande mato-grossense e a realidade dos alunos que vivem hoje no local. Em seguida, visitaram a baía de Sinhá Mariana, que recebe águas do rio Cuiabá na época da cheia, assim como a baía de Chacororé.


No dia seguinte, estiveram em Barão de Melgaço, acompanhados pelo Corpo de Bombeiros do município. Visitaram a Escola Estadual Coronel Antônio Paes de Barros, onde fizeram uma roda de conversa com os alunos do local, trocando conhecimento e aprendendo sobre a bacia do rio Cuiabá e a conexão da parte mais alta, onde se localiza a área metropolitana de Cuiabá-Várzea Grande, com a parte baixa, no Pantanal. Perceberam que o lixo e o esgoto produzidos e lançado no rio Cuiabá por estas cidades afetam quem mora rio abaixo. Em seguida, visitaram um corixo, que é um canal de ligação do rio Cuiabá com a baía de Chacororé.


A viagem foi muito rica de saberes e experiências interdisciplinares, permitindo aos alunos conhecerem um dos mais peculiares e importantes biomas brasileiros, o Pantanal, e entenderem como as águas dos rios conectam pessoas e lugares. Os alunos registraram em fotos e vídeos a viagem, que fará parte de um documentário que irão elaborar sobre o projeto e apresentar para toda a escola.