Início » Projeto Lagoa do Jacaré é finalista de prêmio nacional

Projeto Lagoa do Jacaré é finalista de prêmio nacional

O Projeto de extensão Lagoa do Jacaré, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus de Cuiabá, é um dos finalistas da 8ª edição do Prêmio Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). A ação, que conta com iniciativas  voltadas aos recursos hídricos no Brasil, teve mais de 600 trabalhos inscritos de todos os estados e do Distrito Federal. O resultado final será divulgado na primeira semana de dezembro, pela organização do Prêmio.

O coordenador do projeto, docente do Departamento de Eng. Sanitária e Ambiental (DESA/FAET), e pesquisador pelo Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos (PPGRH) da UFMT, Rafael Pedrollo de Paes destaca que classificação de Finalista no Prêmio ANA, que é um dos principais do Brasil, e possivelmente da América do Sul, é um grande reconhecimento para toda rede de trabalho envolvida no projeto.

Trata-se de um projeto de extensão do Programa de Pós-graduação em Recursos Hídricos da UFMT, que já está em sua terceira edição. As duas primeiras foram coordenadas pelo professor Ibraim Fantin-Cruz e a atual pelo professor Rafael Pedrollo de Paes. Em todas as três edições, o projeto teve também como coordenadoras as professoras Daniela Maimoni de Figueiredo, do PPGRH/UFMT, e Selma de Souza Nunes, da Escola Estadual José Leite de Várzea Grande. O projeto, que nasceu em 2016 na Escola Estadual Ernandy Baracat (que foi fechada em 2021), a partir da dissertação de mestrado da Selma Nunes, tem grande parte relacionada à educação ambiental, por isso foi inscrito no prêmio na categoria Educação Ensino Fundamental e Médio, em nome da Escola José Leite e da professora Selma Nunes. Mas vale ressaltar que participam ainda mais duas escolas públicas de Várzea Grande, Salim Nadaf e Porfíria de Campos, além da comunidade da Lagoa do Jacaré, num total de mais de 200 alunos, 15 professores e cerca de 50 moradores, além de 10 alunos e 05 professores da graduação e pós-graduação da UFMT.

Os três projetos finalistas, de cada uma das dez categorias, seguem na disputa pelo Troféu Prêmio ANA 2023 e poderão usar o selo de finalistas da premiação em seus materiais de divulgação. Já o Selo Prêmio ANA: Vencedor será exclusivo dos trabalhos ganhadores, que serão anunciados na cerimônia de entrega do troféu, em 6 de dezembro.