Início » Alunos de duas escolas públicas visitam as instalações da UFMT

Alunos de duas escolas públicas visitam as instalações da UFMT

Como parte das atividades de educação ambiental e científica do projeto Lagoa do Jacaré, 36 alunos do 1º ano do ensino médio das escolas José Leite de Moraes e Salim Nadaf, ambas de Várzea Grande, visitaram dois laboratórios, o herbário, a maquetaria e a estação climatológica da UFMT, no dia 29 de junho de 2023. Os alunos e professores que acompanharam as atividades foram conduzidos pelo ônibus da UFMT.

No Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, no laboratório de físico-química da água, os alunos das escolas conheceram diferentes métodos de análise de água para a determinação de parâmetros como dureza, pH e nutrientes. Os métodos foram demonstrados na bancada do laboratório pelo Prof. Aldecy de Almeida Santos e o técnico especialista Daniel dos Santos Filho. No laboratório de microbiologia, os alunos acompanharam a realização de análises de água e a incubação de micro-organismos. Eles puderam observar os diferentes tipos de colônias de bactérias e fungos presentes no meio ambiente, conheceram as diversas técnicas de incubação e meios de cultura e observaram alguns micro-organismos no microscópio, com a orientação do Prof. Eduardo Beraldo de Morais e a técnica Rossean Golin. Aprenderam ainda a importância dos micro-organismos para a saúde, o meio ambiente e a produção de alimentos.

Acompanhados pela Profª. Ana Kelly, no herbário do Instituto de Biociências, os alunos conheceram a coleção botânica, sua importância e o processo de herborização e conservação das plantas. Visitaram também a carpoteca, onde são conservados os frutos das plantas. Essa atividade faz parte da parceria do projeto Lagoa do Jacaré com o projeto de extensão Ensino e Divulgação da Botânica em Mídias Sociais, coordenado pela professora.

Na maquetaria, do Departamento de Arquitetura, os alunos observaram diferentes tipos de maquete, as técnicas de construção e como funciona uma impressora 3D. O coordenador do Labau, Prof. Maurício Oliveira, orientou os alunos e falou sobre a importância do trabalho, que está vinculado ao domínio https://www.fablabs.io/labs/labau “criado com intuito de discutir a nova realidade industrial e suas repercussões na sociedade, aplicados ao contexto de Cuiabá”.

Na estação climatológica da UFMT, que mede variáveis como insolação, pluviosidade, evaporação e velocidade do vento, os alunos puderam conhecer os instrumentos necessários para essas medições e a importância da estação. Nesse local, tiveram o acompanhamento do técnico hidrólogo Pedro Rocha, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental.

Estação Climatológica

Herbário

Laboratório de Microbiologia

Laboratório Físico-químico

Maquetaria