Início » Nova reunião do Instituto de Biociências define próximos passos do projeto

Nova reunião do Instituto de Biociências define próximos passos do projeto

No dia 23 de setembro de 2022, estiveram reunidos no Instituto de Biociências da Universidade Federal de Mato Grosso, na foto da direita para a esquerda, o coordenador do Projeto Intervenção Urbanística, Professor Rafael Pedrollo de Paes, os professores do IB Anna Kelly e Thadeu Sobral, as professoras das escolas estaduais Salim Nadaf e José Leite em Várzea Grande, Jéssica e Selma Nunes (essa última também vice coordenadora do Projeto Lagoa do Jacaré e coordenadora de um dos projetos da Fapemat na escola), a mestranda em ecologia Nayara Cardoso e a Professora do PPGRH/UFMT, Daniela Maimoni de Figueiredo, vice coordenadora do Projeto Lagoa do Jacaré e coordenadora do Projeto de Pesquisa Avaliação Ambiental de Córregos Urbanos (ver o detalhamento dos projetos na aba Conheça o Projeto). 

O objetivo da reunião foi definir os detalhes da parceria para a elaboração de uma proposta de criação de uma Unidade de Conservação na Lagoa do Jacaré, em particular quanto ao levantamento detalhado da fauna e da flora na área da lagoa. Esses estudos, além de servirem para subsidiar essa proposta de UC, também serão adotados como ferramenta de educação ambiental e científica para os alunos das duas escolas de Várzea Grande. 

Os professores do Instituto de Biociências se comprometeram a reportar ao diretor do Instituto as definições da reunião, principalmente quanto à formalização da parceria e à captação de recursos para custear o levantamento da fauna e da flora. Nesse ínterim, a mestranda Naiara Cardoso ficará responsável pelos estudos preliminares que serão feitos pelas escolas e pela articulação entre os membros do projeto e o IB, como parte das atividades de Mobilização Social do Projeto Intervenção Urbanística. A professora Anna Kelly sugeriu a criação de um herbário didático nas escolas, aplicando técnicas de herborização dos espécimes vegetais coletados na lagoa pelos alunos, cuja identificação científica teria o apoio do IB. As amostras das espécies nativas que ocorrem no local serão depositadas na coleção do Herbário Central da UFMT, devidamente identificadas e catalogadas.